Não haver pensionistas a receber abaixo do limiar de pobreza é de uma justiça tão clara que basta dizer a frase - é inquestionável.

Mas não é realidade, não ainda. Era do programa de governo, em 2021, fazer acontecer até ao fim da legislatura, mas deixaram cair isso, e apareceu em vez a “Estratégia Nacional do Combate à Pobreza 2021-2030”, menos ambiciosa e com a meta ‘para lá adiante’, 2030.

Mas temos caminhado para lá? Bem pelo contrário: no ano passado o Governo arranjou maneira de subir as pensões abaixo do que a Lei previa; este ano a proposta normaliza para o que lei exige (acompanhar a inflação) como mínimo, e os comentadores batem palmas, dizem que agora os pensionistas vão ficar contents com esta grande subida. Só estão a cumprir a lei, mas aplaude-se. E como é que, assim, se sobem as pensões mais baixas para ae aproximarem do limiar de pobreza? Pois, mais um ano a adiar o percurso prometido.

E não há um jornalista que faça estas questões? E se não é agora que temos excedente orçamental que vamos avançar este propósito, vai ser quando? Fica para quando o PS estiver na oposição?

Bem sei: salário mínimo, IRS, IVA dos suminhos, tudo temas muito bonitos. Mas há pensionistas que recebem abaixo do limiar de pobreza. E eu, Português, tenho vergonha.


#4baqrdq
This is twtxt search engine and crawler. Please contact Support if you have any questions, concerns or feedback!